quinta-feira, abril 12, 2007

Código de Conduta para autores de blogs está disponível online

Os autores de «blogs» devem aplicar um «código de conduta» para alertar os leitores para, por exemplo, uma eventual utilização de linguagem imprópria, sugeriu o autor do «Código de Conduta para Bloggers», um guia que está online a partir desta semana.

Tim O`Reilly, editor de vários livros de programação informática e defensor do software livre e código aberto, aconselha os autores dos «blogs» a apagar os comentários ofensivos e bloqueiem a possibilidade de deixar comentários anónimos.

Nos «blogs» em que se pode deixar qualquer tipo de comentário, O`Reilly considera que se deve criar um aviso tipo «vale tudo» para que os leitores fiquem a saber que poderão deparar-se com comentários ofensivos ou com linguagem menos correcta.

«Não nos responsabilizamos pelos comentários de nenhum blogger, e quando as discussões aquecem avisamos que podem aqui ser encontrados comentários ofensivos e linguagem imprópria. Participe neste blog por sua própria conta e risco», é o texto que deve constar deste tipo de blogs, defende O`Reilly.

O`Reilly colocou o código à disposição dos bloggers de todo o mundo em http://blogging.wikia.com/ onde se podem sugerir correcções, avaliar e comentar o código.

in www.diariodigital.pt

Sem comentários: