terça-feira, dezembro 18, 2007

Google prepara concorrência para Wikipedia

Encorajar as pessoas a contribuir para o conhecimento. É assim que a Google anuncia no seu blog oficial o Knol. Derivando da palavra Knowledge, o futuro serviço Google, encontra-se em fase de testes e segundo a empresa a ideia chave do projecto é destacar os autores dos 'knols', pois conhecer os autores dos artigos ajudará os utilizadores a fazer uma melhor utilização da informação.
A intenção do Knol é que seja o ponto de partida dos internautas para uma pesquisa sobre um assunto específico.
O serviço terá uma forte componente comunitária e diversas ferramentas como comentários, questões, edição, pontuação de artigos, revisões, referências bibliográficas, informações adicionais, etc.
O seu objectivo é cobrir todas as áreas de conhecimento e assenta numa interacção simples e funcional com o utilizador/autor.
Outra novidade relativamente à wikipedia é que o autor poderá vir a lucrar financeiramente se decidir incluir anúncios na sua página de perfil , pois a Google partilhará os dividendos da publicidade com o autor.

Depois de ver o screenshot, o Knol, parece-me bastante mais atraente que a wikipedia, nomeadamente em termos gráficos e de organização de conteúdos, resta-nos esperar para ver como funcionará efectivamente.

ver artigo original

Sem comentários: