sexta-feira, janeiro 04, 2008

Estudo: Internet estimula jovens a visitar bibliotecas

A Internet pode estar a despertar o interesse das pessoas por livros nos EUA, de acordo com uma pesquisa, que afirma que mais de metade dos norte-americanos foi a uma biblioteca, atraídos pelas informações a que tiveram acesso online.

Dos 53% dos inquiridos que afirmaram ter visitado uma biblioteca em 2007, os utilizadores mais frequentes tinham entre 18 e 30 anos. Segundo a pesquisa, os cibernautas são duas vezes mais propensos a visitar bibliotecas.

«O uso da Internet parece criar uma fome por informação e são as pessoas que usam muito a rede global que parecem estar mais dispostos a visitar bibliotecas», esclarece uma professora da Universidade de Illinois, co-autora do estudo, Leigh Estabrook.

Em 1996, um estudo da Benton Foundation apontava que as pessoas da faixa etária em questão considerava que as bibliotecas se tornariam menos relevantes no futuro. «Dez anos depois, os irmãos e irmãs mais novos dessas pessoas são os mais ávidos utilizadores de bibliotecas», afirma a pesquisadora.

in www.diariodigital.pt

Sem comentários: