quinta-feira, outubro 19, 2006

Versão final do IE7 disponível para download

A Microsotf tem já disponível para download a versão 7 do Internet Explorer. O navegador apresenta novas funcionalidades de navegabilidade e nos "favoritos".

Na minha opinião não sei o que seria do IE7 se não existisse o Firefox.

Contudo, se desejarem podem fazer o download aqui

Livros piratas levam eBay de volta aos tribunais da China

A filial chinesa do site de leilões online eBay voltou aos tribunais do China, acusada de vender livros digitais piratas, informa hoje o jornal China Daily.

A editora Digital Heritage Publishing, de Hong Kong e a People´s Publishing House, de Xangai, processaram a parceira chinesa do eBay, Eachnet Trading Company, por vender os seus produtos sem autorização. O material, além disso, estaria a violar os direitos de propriedade intelectual.

Segundo as provas apresentadas, o eBay vendeu várias cópias da versão digital do «Siku Quanshu» («Colecção completa de quatro bibliotecas»), uma compilação que contém a maioria dos grandes textos chineses desde a Antiguidade até o século XVIII. As duas editoras são proprietárias da edição digital.

A compilação eletrónica, vendida por cerca de 10.897 dólares, estava disponível em Novembro do ano passado no eBay por 7,5 dólares.

O eBay alega que as operações no seu site são somente entre o vendedor e o comprador. «Nós só fornecemos uma plataforma para as transacções e é impossível verificar todos os produtos», explicou o advogado da Eachnet, Gao Jun.

Esta é a terceira vez que a companhia é alvo de uma queixa em Xangai por vender produtos pirateados, embora até agora tenha ganho todos os processos.

in Diário Digital
19-10-2006 10:27:49

quarta-feira, outubro 18, 2006

CTT assinam protocolo com Plano Nacional de Leitura

Os CTT são, a partir de 9 de Outubro, Dia Mundial dos Correios, parceiros do Plano Nacional de Leitura, tendo para o efeito assinado um protocolo no âmbito desta iniciativa do Ministério da Educação. Neste mesmo dia, os Correios de Portugal celebram o seu dia lançando uma emissão filatélica subordinada ao tema Correio Escolar.

Nos termos deste acordo de parceria, os CTT, cientes da importância da palavra escrita para a sua actividade, integram no Plano Nacional de Leitura um projecto próprio - o Projecto de Dinamização da Escrita e da Leitura - que visa estimular o uso da correspondência escrita entre os alunos e as escolas.

Artigo completo

Co-fundador da Wikipédia planeia enciclopédia mais exigente

O co-fundador da Wikipedia, Larry Sanger, está a preparar uma nova enciclopédia online que será menos «amadora» e terá uma exigente gestão de conteúdos. A Citizendium terá editores, a colaboração de especialistas e o utilizador tem de estar registado para que possa participar na criação de artigos.

Apesar de seguir a mesma base de conteúdo actualmente existente na enciclopédia mais popular da Internet, a Citizendium pretende dar uma maior credibilidade ao sistema, proibindo a contribuição anónima e obrigando os utilizadores a respeitar um regulamento interno.

Sanger espera atrair a atenção de universidades e outras comunidades académicas para o projecto no sentido de encontrar voluntários especialistas para editar os artigos.

A nova enciclopédia, ainda sem data de estreia, guardará algumas semelhanças com a original. O site será aberto a qualquer visitante, não exibirá anúncios e será gratuito, baseando-se no mesmo software, o MediaWiki.

Desde a sua fundação, em 2001, a Wikipedia reuniu mais de cinco milhões de artigos em 229 línguas diferentes.

17-10-2006 17:03:17

segunda-feira, outubro 16, 2006

Museu O Mar da Língua

Museu O Mar da Língua com acervo virtual e interactivo
O Museu O Mar da Língua, cujas obras deverão ser iniciadas em 2007 e concluídas em finais de 2008, vai ter um acervo virtual/interactivo e um centro de interpretação da língua portuguesa e dos Descobrimentos.

Em declarações à Agência Lusa, a ministra da Cultura referiu que o objectivo do museu, a criar nas instalações do Museu de Arte Popular, actualmente encerrado, é «articular o estudo e a divulgação da língua portuguesa com os Descobrimentos».

No sábado, o semanário Expresso avançou que as obras do museu deverão arrancar em 2007, representando um investimento de 2,5 milhões de euros por parte do Ministério da Cultura.

Segundo Isabel Pires de Lima, Belém foi escolhida para receber este novo espaço museológico por reunir diversos monumentos e museus relacionados com as navegações portuguesas quinhentistas, nomeadamente a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, o Mosteiro dos Jerónimos e o Museu de Marinha.

«Esta zona privilegiada de Lisboa, com diversos ícones dos Descobrimentos, foi considerada ideal para instalar O Mar da Língua», comentou a ministra, a crescentando que o projecto está a ser concebido com um acervo «virtual e interactivo».

«Foi com as navegações iniciadas neste período que a língua portuguesa começou a ser levada a todo o mundo e a ser conhecida», salientou a ministra, acrescentando que o museu servirá para «promover uma reflexão sobre o português e aumentar a sua auto-consciência» entre a população.

O projecto - inspirado no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo - está também a ser criado para atrair ter os turistas nacionais e estrangeiros que visitam aquela zona, bem como o público escolar.

A ministra da Cultura espera ainda articular o funcionamento do futuro museu O Mar da Língua com aqueles monumentos ligados aos Descobrimentos.

As obras do Museu de Arte Popular estão previstas para arrancar no início de 2007 e a ministra espera que estejam «concluídas em finais de 2008».

O edifício original do Museu de Arte Popular, inaugurado em 1948, foi concebido pelo arquitecto Veloso Reis para a Exposição do Mundo Português, em 1940.

Diário Digital / Lusa

16-10-2006 14:05:00

Blogosfera cresce a ritmo que duplica a cada seis meses

O professor da Universidade de Navarra José Luís Orihuela, pioneiro na utilização de blogues como ferramenta de ensino e aprendizagem, relevou hoje, no Porto, que a blogosfera está «a crescer a um ritmo que duplica a cada seis meses».

«Actualmente, o mundo divide-se entre os que procuram razões para entrar na blogosfera e os que procuram razões para não sair», sublinhou José Luís Orihuela, que participou, como orador convidado, num encontro sobre weblogs organizado pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Na opinião do especialista, que falava sobre o tema «Porque é que os weblogs (não) vão acabar em 2006», o fundamental dos blogues «não é o seu nome, mas o que representam no acesso e difusão da informação».

«Os blogs não vão acabar em 2006 nem nunca. Quem difundiu a ideia dos blogs como uma moda foram os meios comunicação tradicionais, quando se aperceberam de que deixaram de ter a administração exclusiva do espaço público de comunicação e da agenda», defendeu, em declarações à Lusa.

Segundo o especialista, uma das grandes vantagens deste meio de comunicação é a possibilidade de se adaptar a todo o tipo de formato e de linguagens (texto, imagem e áudio).

A par deste facto, considera, não há nenhuma estrutura mediática tradicional que consiga competir com as pessoas que estão, por exemplo, nos lugares dos desastres e das tragédias naturais ou provocadas pelo terrorismo.

«Ninguém pode competir com as pessoas que estão a viver e a sofrer a guerra, o terror ou uma catástrofe, filmando, tirando fotografias e publicando testemunhos», frisou.

Considerou, por isso, «natural que, por receio, os meios de comunicação tradicional tenham, inicialmente, vendido a ideia de que se tratava de uma moda».

«Repentinamente, no último ano e de forma bastante acentuada, o discurso da moda foi substituído pela incorporação de bloguers nas edições electrónicas dos meios tradicionais», disse José Luís Orihuela.

Actualmente, frisou, «os blogues funcionam em paralelo, complementando e equilibrando o sistema tradicional de comunicação».

Na opinião do especialista, os weblogs deixaram de ser uma ferramenta de elite e tecnologicamente avançada, para se converter numa ferramenta que as crianças de oito anos usam nas escolas ou os directores de empresas e instituições utilizam como meio de comunicação pública.

Apontou a credibilidade como um dos desafios mais importantes na blogosfera.

«Uma parte da credibilidade do bloguer passa pela divulgação pública da sua identidade. Quando a identidade real se esconde ou se omite, o leitor não tem forma de saber que interesses movem o bloguer», disse.

Contudo, Orihuela considera que esse fenómeno, do anonimato ou pseudónimo, é inevitável, porque «por definição um blogue funciona sem auditores».

Por outro lado, acrescentou, «a sanção pública e social da blogosfera vai privilegiando os que revelam publicamente os seus interesses e a sua identida de na hora de escrever».

Intervindo sobre «Blogues Regionais como espaços de cidadania e participação», Catarina Rodrigues, da Universidade da Beira Interior, considerou também que um cidadão anónimo «nunca terá a mesma credibilidade de alguém perfeitamente identificado e a quem possam ser imputadas responsabilidades sobre o que é dito».

Por outro lado, Catarina Rodrigues considerou que o bloguer não é obrigado a revelar a sua identidade, «o que permite uma participação mais descomprometida».

A nível regional, acrescentou, há «personagens» que solidificaram o seu lugar na blogosfera e que conquistaram um significativo número de leitores.

Um «bom exemplo», apontou, é o «Asno», um conhecido bloguer da Beira Interior que promoveu já a criação de vários blogues em diferentes aldeias serranas.

O grande atractivo dos blogues, na opinião da especialista, é o facto de estes poderem ser, simultaneamente, informadores, comentadores, editores ou simplesmente escritores, de diários íntimos ou de assuntos de interesse público.

O 3º Encontro Nacional e o 1º Encontro Luso-Galaico sobre Weblogs, a decorrer até sábado, junta investigadores, utilizadores e interessados em weblogs em Portugal.


Diário Digital / Lusa
13-10-2006 13:36:00