quinta-feira, outubro 19, 2006

Livros piratas levam eBay de volta aos tribunais da China

A filial chinesa do site de leilões online eBay voltou aos tribunais do China, acusada de vender livros digitais piratas, informa hoje o jornal China Daily.

A editora Digital Heritage Publishing, de Hong Kong e a People´s Publishing House, de Xangai, processaram a parceira chinesa do eBay, Eachnet Trading Company, por vender os seus produtos sem autorização. O material, além disso, estaria a violar os direitos de propriedade intelectual.

Segundo as provas apresentadas, o eBay vendeu várias cópias da versão digital do «Siku Quanshu» («Colecção completa de quatro bibliotecas»), uma compilação que contém a maioria dos grandes textos chineses desde a Antiguidade até o século XVIII. As duas editoras são proprietárias da edição digital.

A compilação eletrónica, vendida por cerca de 10.897 dólares, estava disponível em Novembro do ano passado no eBay por 7,5 dólares.

O eBay alega que as operações no seu site são somente entre o vendedor e o comprador. «Nós só fornecemos uma plataforma para as transacções e é impossível verificar todos os produtos», explicou o advogado da Eachnet, Gao Jun.

Esta é a terceira vez que a companhia é alvo de uma queixa em Xangai por vender produtos pirateados, embora até agora tenha ganho todos os processos.

in Diário Digital
19-10-2006 10:27:49

Sem comentários: