segunda-feira, outubro 16, 2006

Museu O Mar da Língua

Museu O Mar da Língua com acervo virtual e interactivo
O Museu O Mar da Língua, cujas obras deverão ser iniciadas em 2007 e concluídas em finais de 2008, vai ter um acervo virtual/interactivo e um centro de interpretação da língua portuguesa e dos Descobrimentos.

Em declarações à Agência Lusa, a ministra da Cultura referiu que o objectivo do museu, a criar nas instalações do Museu de Arte Popular, actualmente encerrado, é «articular o estudo e a divulgação da língua portuguesa com os Descobrimentos».

No sábado, o semanário Expresso avançou que as obras do museu deverão arrancar em 2007, representando um investimento de 2,5 milhões de euros por parte do Ministério da Cultura.

Segundo Isabel Pires de Lima, Belém foi escolhida para receber este novo espaço museológico por reunir diversos monumentos e museus relacionados com as navegações portuguesas quinhentistas, nomeadamente a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, o Mosteiro dos Jerónimos e o Museu de Marinha.

«Esta zona privilegiada de Lisboa, com diversos ícones dos Descobrimentos, foi considerada ideal para instalar O Mar da Língua», comentou a ministra, a crescentando que o projecto está a ser concebido com um acervo «virtual e interactivo».

«Foi com as navegações iniciadas neste período que a língua portuguesa começou a ser levada a todo o mundo e a ser conhecida», salientou a ministra, acrescentando que o museu servirá para «promover uma reflexão sobre o português e aumentar a sua auto-consciência» entre a população.

O projecto - inspirado no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo - está também a ser criado para atrair ter os turistas nacionais e estrangeiros que visitam aquela zona, bem como o público escolar.

A ministra da Cultura espera ainda articular o funcionamento do futuro museu O Mar da Língua com aqueles monumentos ligados aos Descobrimentos.

As obras do Museu de Arte Popular estão previstas para arrancar no início de 2007 e a ministra espera que estejam «concluídas em finais de 2008».

O edifício original do Museu de Arte Popular, inaugurado em 1948, foi concebido pelo arquitecto Veloso Reis para a Exposição do Mundo Português, em 1940.

Diário Digital / Lusa

16-10-2006 14:05:00

Sem comentários: