quinta-feira, maio 31, 2007

Bibliotecas e os media

Esta noite vi durante 5 minutos uma notícia sobre um raid de escuteiros na Serra de Sintra.
Fazendo um esforço de memória não me recordo de mais de uma mão cheia de notícias na televisão sobre bibliotecas. A rádio pouco se refere às bibliotecas e os jornais seguem o exemplo.
A verdade é que, todo o hercúleo trabalho das bibliotecas (em especial das públicas) em prol das comunidades que servem não chega aos meios de comunicação social.
A falta de uma correcta política de divulgação (muitas vezes causada por dificuldades organizacionais) aliada da fraca capacidade de lobbying das bibliotecas levam a um esquecimento por parte dos media e assim se perde impacto e influência junto da comunidade.


E no fim dos 5 minutos apeteceu-me citar os Gato Fedorento: "Escuteiros ?! Qué isso ?!"

Seja bem-vindo quem vier por bem...

Saúdo desde aqui o aparecimento de um novo blog na área das bibliotecas e o seu autor José Pedro Silva. O "Bibliotecas Portuguesas" nasceu dia 29 de Maio, no mesmo dia em que se realizou o III Encontro CTDI com o tema "Web 2.0 na Ciência da Informação".

Ao José Pedro Silva desejo sorte, força e coragem e que beba uma remisga por mim.

sexta-feira, maio 25, 2007

Livros do Dia na Feira do Livro de Lisboa

Pode consultar aqui a lista dos Livros do Dia da 77ª Feira do Livro de Lisboa, actualizada todos os dias, com referências ao pavilhão e ao preço.

Feira do Livro de Évora

Tem hoje início a Feira do Livro de Évora que durante dez dias decorrerá na Praça do Giraldo. Da responsabilidade da Câmara Municipal, a feira conta com a presença de 80 editoras e propõe aos visitantes diversas actividades culturais de animação que vão desde concertos musicais até espectáculos de marionetas.

O certame conta também com a presença de diversas livrarias da cidade, bem como da Biblioteca Pública de Évora que este ano comemora 200 anos de existência.

segunda-feira, maio 21, 2007

Google Universal Search

O Universal Search é um serviço para o futuro que agora dá os primeiros passos visíveis. Este serviço pretende incorporar nos resultados da pesquisa do mais popular motor de busca mapas, imagens, livros, vídeos, notícias, etc. Funcionará assim como uma junção de diversos serviço da Google.

Aqui ficam alguns exemplos do que será a "pesquisa universal":

steve jobs
darth vader
nosferatu

quinta-feira, maio 17, 2007

Hoje é o Dia da Internet

Assinala-se esta quinta-feira, no Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação, o Dia da Internet, uma iniciativa que pretende promover a reflexão sobre as potencialidades das novas tecnologias na vida dos cidadãos.
Esta iniciativa, à qual Portugal já aderiu, conta com a participação de 22 países, na sua maioria de língua espanhola, contribuindo com a organização de eventos que promovem a utilização da Internet e exploração das suas capacidades.
O Dia da Internet, criado com o aval das Nações Unidas, foi idealizado pela Associação dos utilizadores de Internet espanhola e é assinalado com a promoção de vários eventos relacionados com a rede global.

in www.diariodigital.pt

Note-se que em Portugal assinala-se o dia, enquanto nos outros países se comemora.

Feira do Livro 2007

A Feira do Livro de Lisboa, que começa no próximo dia 24, terá este ano entre as suas novidades a possibilidade de ser acompanhada online através do site www.feiradolivrodelisboa.pt.

Outra novidade é a «ampliação da área infantil, que contará com mais animação», nomeadamente através de «patrocinadores com actividades dirigidas às crianças», segundo explicou um dos membros da organização, José Pinho.

Ao contrário do que foi anunciado anteriormente, o Brasil não será o país-tema da feira deste ano por «dificuldades estratégicas», mas foi confirmado que Cabo Verde será o país-tema na Feira de 2008.

Carlos Veiga Ferreira, também da organização, assinalou, por seu lado, que «este ano não haverá construções faraónicas no topo do Parque Eduardo VII como em anos anteriores», uma vez que se prevê a construção de apenas uma tenda que servirá de auditório para a maior parte das iniciativas culturais, com um capacidade para cerca de 150 pessoas.

Haverá também uma tenda de 40 metros quadrados que servirá como espaço para os autores darem autógrafos e para a realização de outras iniciativas de pequena dimensão.


Com início no próximo dia 24 de Maio, Quinta-Feira, e encerramento no dia 10 de Junho, Domingo, as Feiras do Livro de 2007 irão funcionar, todos os dias, entre as 16:00h e as 24:00h.

in www.diariodigital.pt