terça-feira, outubro 16, 2007

Vencedor do Booker Prize 2007 conhecido hoje em Londres

O vencedor do Booker Prize 2007, o mais importante galardão literário atribuído no Reino Unido, é conhecido hoje em Londres, com os escritores Ian McEwan e Lloyd Jones entre os favoritos.

O escritor britânico Ian McEwan é finalista pela quinta vez, tendo vencido o prémio em 1998 com «Amesterdão».

Desta vez, McEwan, 59 anos, foi seleccionado pelo romance «Na praia de Chesil», editado em Portugal pela Gradiva.

«Na praia de Chesil» passa-se em 1962 e foca-se nos jovens Edward e Florence que acabam de casar e se preparam para enfrentar a primeira noite juntos na lua-de-mel.

Também já traduzido para português está «Mr. Pip», do neozelandês Lloyd Jones, pela editora Estampa, outro dos candidatos ao Booker Prize.

«Mr. Pip», uma personagem criada por Charles Dickens, ganha vida neste romance por conta de Matilda, uma menina de 13 anos a viver em Bougainville, na Papua-Nova Guiné, onde acaba de se proclamada a independência.

O paquistanês Mohsin Hamid, de 35 anos, é o mais novo dos finalistas do prémio.

Concorre com «O fundamentalista relutante», editado pela Civilização, livro centrado em Changez, um paquistanês a viver em Nova Iorque que vê a sua vida mudar por causa do 11 de Setembro.

Já a autora irlandesa Anne Enright foi seleccionada com a obra épica «The Gathering» sobre três gerações de uma família da Irlanda, enquanto a britânica Nicola Barker é finalista com «Darkmans».

«Animal´s People», o segundo romance do escritor indiano Indra Sinha, que parte de um acidente ambiental ocorrido em 1984 em Bhopal e que vitimou cerca de 20 mil pessoas, também está nomeado.

O Booker Prize distingue a melhor obra de ficção editada em 2006 por um autor do Reino Unido, da República da Irlanda e dos países da Commonwealth.

Actualmente intitulado The Man Booker Prize, o galardão foi criado em 1969 e já distinguiu autores como J.M. Coetzee (1993 e 1999), Kingsley Amis (1986), Iris Murdoch (1978) ou V.S. Naipaul (1971).


in Diário Digital

Sem comentários: