terça-feira, outubro 16, 2007

Brasil: Prémio PT de literatura em português atribuído hoje

Os três vencedores da edição deste ano do Prémio Portugal Telecom de Literatura, o maior galardão em língua portuguesa no Brasil, serão hoje anunciados em São Paulo.

Trata-se da primeira vez desde a criação do prémio, em 2003, que foram incluídos livros escritos em língua portuguesa em qualquer país desde que editados no Brasil, entre 01 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2006, com a primeira edição no estrangeiro entre 01 de Janeiro de 2003 e 31 de Dezembro de 2006.

Os 10 finalistas, seleccionados por um júri independente, são o português Gonçalo M. Tavares, o angolano Ondjaki, o moçambicano Mia Couto e sete escritores brasileiros.

A divulgação dos vencedores decorrerá esta noite durante uma cerimónia que será apresentada pelo jornalista Edney Silvestre, da Rede Globo de Televisão, e que contará com a presença do presidente da Portugal Telecom, Henrique Granadeiro.

Na cerimónia estarão os finalistas brasileiros e os escritores português e angolano. Mia Couto será representado pelo seu editor português Zeferino Coelho, da Editorial Caminho.

Entre os finalistas estão os livros «Jerusalém», de Gonçalo M. Tavares, e «O Outro Pé da Sereia», de Mia Couto (ambos da Companhia das Letras), «Bom dia camaradas», de Ondjaki (Agir), «Cantigas do falso Alfonso el Sábio», de Affonso Ávila (Ateliê Editorial), «História natural da ditadura», de Teixeira Coelho (Iluminuras), e «Macho não ganha flor», de Dalton Trevisan (Record).

Completam a lista dos finalistas «O paraíso é bem bacana», de André Sant´Anna (Companhia das Letras), «O roubo do silêncio», de Marcos Siscar (7letras), «O segundo tempo», Michel Laub (Companhia das Letras) e «Por que sou gorda, mamãe?», Cintia Moscovich (Record).

Os três vencedores do prémio receberão 100.000 reais (37.500 euros), 50.000 reais (18.700 euros) e 35.000 reais (13.100 euros), respectivamente, primeiro, segundo e terceiro classificados, para além de um troféu criado pelo artista plástico Paulo Von Poser.


in Diário Digital

Sem comentários: