segunda-feira, janeiro 29, 2007

Universidade do Porto coloca 500 anos de ciência na Internet

A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (UP) vai colocar, já a partir do próximo dia 30 de Janeiro, parte substancial do seu Fundo Bibliográfico disponível na Internet.

De acordo com informações avançadas pela UP, são cerca de 12 mil livros e publicações periódicas científicas datadas entre 1500 e 1945, as quais viram as suas páginas digitalizadas de forma a poderem ser consultadas na Net.

Apesar do processo de digitalização ainda estar em curso, a Universidade do Porto garante que vão estar desde já acessíveis algumas das mais significativas obras do património científico português, da autoria de nomes como Pedro Nunes, João Anastácio da Cunha, Francisco Gomes Teixeira, Feliz Avelar Brotero ou Gonçalo Sampaio, para além de edições do Jornal de Sciencias Mathematicas e Astronómicas, dos Annaes Scientificos da Academia Polythecnica do Porto e dos Anais da Faculdade de Ciências do Porto.

A apresentação do portal de acesso ao Fundo Antigo d Faculdade de Ciências vai ser apresentado no próprio dia 30 de Janeiro, no Salão Nobre do edifício histórico da Reitoria da Universidade do Porto, a partir das 15:00 horas.

in www.diariodigital.pt

Suécia cria a 1ª embaixada no mundo virtual do Second Life

A Suécia vai ser o primeiro país a criar uma embaixada no mundo virtual do Second Life, um jogo online no qual os internautas podem inventar uma nova vida, informou o Instituto sueco.

«Estamos a projectar estabelecer uma embaixada sueca no Second Life, que servirá de portal de informações sobre a Suécia», afirmou o director do instituto Olle Wõstberg.

A embaixada não vai emitir passaportes nem vistos, mas vai dar instruções aos visitantes sobre os processos administrativos necessários para obter os documentos no mundo real. Funcionará como uma ligação ao país escandinavo.

«O Second Life vai-nos permitir informar os visitantes da Suécia e vai facilitar o contacto com a Suécia a custos reduzidos», explicou Wõstberg.

O instituto sueco é uma entidade do Ministério dos Negócios Estrangeiros, cuja função é de fornecer informações sobre a Suécia.

Wõstberg assegura que o Ministério apoia completamente a iniciativa.

O Second Life, criado pela sociedade Linden Lab em São Francisco (Estados Unidos), já atraiu muitas empresas reais, entre elas criadoras de roupa desportiva, que abriram lojas virtuais em três dimensões.

Wõstberg não precisou a data de abertura da embaixada, mas assegurou ser para «breve».

O mundo virtual Second Life, a três dimensões, anunciou hoje já contar com 2,9 milhões de personagens criadas pelos internautas.


in www.diariodigital.pt

domingo, janeiro 21, 2007

Biblioteca da Universidade do Texas une-se a projecto do Google

O Google anunciou que uma importante biblioteca universitária dos EUA uniu-se ao seu polémico projecto de colocar todos os livros do mundo na Internet.

Mais de um milhão de textos da biblioteca da Universidade do Texas, em Austin, serão convertidos para o formato digital e agregados à iniciativa.

A colecção inclui exemplares raros e antigos manuscritos sobre história da América Latina.

O biblioteca mundial e virtual do Google começou em 2004 com o objectivo de digitalizar todas as obras literárias do mundo e colocá-las na web.


in www.diariodigital.pt

sábado, janeiro 20, 2007

«A Literatura no Cinema» no Biography Channel de 22 a 28

Ao longo de 13 documentários, o The Biography Channel invoca as adaptações cinematográficas de autores como William Shakespeare ou Jane Austen num especial «Bio» temático de 22 a 28 de Janeiro, sempre às 22:00 horas.

«A Literatura no Cinema» apresenta entrevistas inéditas com várias estrelas cinematográficas como Anthony Hopkins, Emma Thompson, Tom Cruise ou Tom Hanks, bem como a análise de várias obras adaptadas ao mundo da Sétima Arte.

Desde os clássicos da literatura universal, até aos géneros de ficção científica e terror, as páginas contêm palavras que accionam imagens na mente do leitor e o cinema obriga a uma descodificação dessas palavras.

Sequelas como «Harry Potter», «O Senhor dos Anéis» ou «Código DaVinci» são exemplos de que a literatura no cinema tem vindo a tornar-se um êxito.


in www.diariodigital.pt

22 Janeiro -22h00 -
A Literatura No Cinema: William Shakespeare
22 Janeiro -22h30 - A Literatura No Cinema: Jane Austen
23 Janeiro -22h00 - A Literatura No Cinema: Stephen King
23 Janeiro -22h30 - A Literatura No Cinema: John Grishan
24 Janeiro -22h00 - A Literatura No Cinema: Tom Clancy
24 Janeiro -22h30 - A Literatura No Cinema: Segredos E Espiões
25 Janeiro -22h00 - A Literatura No Cinema: J. K. Rowlings
25 Janeiro -22h30 - A Literatura No Cinema: Clássicos Infantis
26 Janeiro -22h00 - A Literatura No Cinema: Michael Crichton
26 Janeiro -22h30 - A Literatura No Cinema: O Impacto Do Futuro
27 Janeiro -22h00 - A Literatura No Cinema: Autores Lendários
27 Janeiro -22h30 - A Literatura No Cinema: Os Favoritos da Academia
28 Janeiro -22h00 - A Literatura No Cinema: Elmore Leonard

sexta-feira, janeiro 19, 2007

100 mil livros em saldo no Mercado Ferreira Borges

Cem mil livros de 150 editoras estão disponíveis a preços de saldo, a partir de esta sexta-feira, no Mercado Ferreira Borges, no Porto, na feira «O Mundo dos Livros».

A feira, que se prolonga até 4 de Fevereiro, estará aberta todos os dias entre as 12:00 e as 22:00.

A maior parte dos livros apresentados no certame, organizado pela Interlivro, já não está disponível nas livrarias, tendo sido retirados dos escaparates após o chamado «período de novidade» - os três meses seguintes ao lançamento.

«Estamos na época dos saldos e os livros também não escapam à tendência», disse à Lusa Manuela Castro, da Interlivro.

A responsável referiu que todos os livros oferecidos nesta iniciativa têm mais de oito meses de edição e estão com, pelo menos, 50% de desconto.

«Há muitos livros a preços irrisórios e restos de colecção a preços simbólicos», salientou Manuela Castro.


in www.diariodigital.pt

quinta-feira, janeiro 11, 2007

Biblioteca Pública de Ponta Delgada disponibiliza livros em Braille

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada vai criar uma nova valência durante 2007, para permitir o acesso de invisuais aos cerca de 500 livros em Braille de que dispõe, anunciou hoje a directora da instituição.

Celeste Freitas adiantou à agência Lusa que as obras em Braille da biblioteca, oferecidas por diversas escolas e pela Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) ao longo dos anos, já foram todas catalogadas.

«Primeiro temos de encontrar um espaço próprio dentro do edifício, criar facilidades de acesso ao local e escolher um funcionário para esta valência», esclareceu Celeste Freitas, que pretende abrir, no futuro, novos espaços na instituição.

Segundo disse, os cegos açorianos vão passar a poder consultar livros de poesia e manuais escolares, entre outros, tal como fazem os restantes utilizadores da instituição.

A Biblioteca Pública e Arquivo de Ponta Delgada recebeu, em 2006, um total de 75.951 utilizadores, dos quais 951 foram novos leitores, referiu a responsável.

Celeste Freitas precisou que a sala de leitura foi frequentada, no último ano, por 28.654 pessoas, a sala juvenil/multimédia por 19.557, a sala infantil por 18.265 e o arquivo por 2.765.

Para Maio, está agendada uma actividade denominada «Literatura Açoriana em Braille», a decorrer na Morada da Escrita/Casa Armando Cortes Rodrigues, em Ponta Delgada, que será inaugurada esta sexta-feira.

Além de divulgar a literatura açoriana em suporte gráfico e em Braille junto do público em geral, a actividade visa promover a nova valência da biblioteca de Ponta Delgada.


in www.diariodigital.pt