Arte e Cultura: Prémio Luso-Espanhol atribuído a José Bento
O primeiro Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura, no valor de 75 mil euros, foi atribuído hoje por unanimidade ao poeta e tradutor português José Bento, distinguindo um dos principais divulgadores da poesia espanhola em Portugal.
O vencedor do prémio - anunciado em simultâneo nas duas capitais ibéricas - foi revelado pelo escritor português José Saramago, presidente do júri.
José Bento, 74 anos, começou a fazer traduções do espanhol para o português há cerca de meio século. Já ganhou este ano um outro prémio, o do PEN Clube, pela sua tradução de «Dom Quixote», de Cervantes.
O objectivo do prémio, instituído este ano pelos governos dos dois países ibéricos, foi «muito bem contemplado», disse o secretário de Estado da Cultura, Mário Vieira de Carvalho.
«Grande parte do conhecimento que temos em Portugal da poesia espanhola, devemos-lhe a ele. José Bento é um grande luso-espanholista e fez mais pela divulgação da literatura espanhola em Portugal do que todos os ministérios da Cultura», afirmou o director da Casa Fernando Pessoa, Francisco José Viegas.
in www.diariodigital.pt
constituição do júri do concurso:
Portugal
José Saramago
Álvaro Siza Vieira
José Adriano de CarvalhoEspanha
Clara Janês
José Luís Borao
Carlos Hernandéz Pezzi
Sem comentários:
Enviar um comentário