quarta-feira, novembro 29, 2006

Investigadores querem criar arquivo de Web portuguesa

Um grupo de investigadores da Faculdade de Ciências de Lisboa defende a necessidade de criar um arquivo das páginas Web portuguesas, feito por uma instituição dedicada e com funcionários permanentes.

A ideia surge expressa na edição desta terça-feira do jornal Público, depois de Mário Silva, docente naquela faculdade, Daniel Gomes, aluno de doutoramento, e Sérgio Freitas, aluno de mestrado, terem lançado no ano passado um protótipo de arquivo da Web portuguesa. No entanto, para os três investigadores, é chegado o momento de dar o próximo passo e criar um sistema oficial.

Com a designação de Tomba, o protótipo desenvolvido armazena as páginas Web indexadas pelo Tumba (sigla de Temos Um Motor de Busca Alternativo), um motor de pesquisa dedicado a conteúdos nacionais e lançado em 2001 pelos mesmos investigadores.

O Tomba (disponível em http://tumba.tomba.pt ) permite visualizar várias versões antigas de sites portugueses e conta já com cerca de 57 milhões de documentos, num total de 1,5 milhões de megabytes.

Toda a informação, e o software desenvolvido para encontrar e armazenar os ficheiros, está alojada em computadores da Fundação para a Computação Científica Nacional. Contudo, a capacidade de armazenamento está esgotada.

Para Mário Silva, as exigências técnicas e humanas deste serviço fazem com que deva ter lugar fora do âmbito da investigação universitária.

«Um arquivo da Web tem que ser feito de forma institucional, como se faz com a Biblioteca Nacional ou a Torre do Tombo. São instituições com edifícios próprios e funcionários permanentes.», argumenta o investigador, que pensa ser possível criar uma infra-estrutura para manter «durante décadas» e «transformar o actual protótipo num sistema funcional.»

in Diário Digital
28-11-2006 10:56:41

Sem comentários: