quarta-feira, março 28, 2007

Yahoo ! oferece e-mail com capacidade ilimitada a partir de Maio

O Yahoo! planeia oferecer capacidade ilimitada de armazenamento de e-mail para os seus quase 250 milhões de clientes a partir do mês de Maio, acabando assim com o limite gratuito de 1GB em resposta ao crescimento do tamanho dos arquivos anexados.

A decisão do maior serviço de e-mail do mundo reflecte a queda nos custos de armazenamento, enquanto novos computadores pessoais podem guardar até mil GB de dados e donos de iPods com 80 GB carregam até cem horas de vídeo nos seus bolsos.

Em contraste, quando a empresa lançou o seu serviço de e-mail há uma década, a capacidade era limitada a 4 MB por utilizador e os PC´s mais potentes da época armazenavam 144 MB.

«As pessoas devem ver o e-mail como algo onde arquivam as suas vidas», disse o gestor de operações técnicas na companhia californiana.

Actualmente, a Microsoft oferece 2 GB de e-mail gratuito, enquanto o Google cede 2,8 GB através do seu Gmail.

in www.diariodigital.pt

terça-feira, março 27, 2007

Citizendium, rival da Wikipedia, está em fase de testes






A Citizendium, que já está disponível em fase de testes, pretende rivalizar com a popular enciclopédia online Wikipedia. O «compêndio do cidadão» permite apenas autores registados com os seus nomes reais.

A página é obra de Larry Sanger, co-fundador da Wikipedia, e, até ao momento, conta com mais de mil artigos, centenas de autores e mais de cem editores, num estilo inspirado na sua rival.

Mas, ao contrário do que acontece na versão original, os editores têm de ter um título académico e dominar um tema, uma medida para evitar os erros e acusações de difamação que têm perseguido a Wikipedia.

Pretende-se que se torne numa «grande enciclopédia, gratuita e fiável», esclareceu o seu criador, adiantando que «o objectivo é conseguir um variado entendimento da realidade».

A iniciativa ambiciosa quer «criar uma nova classe para a comunidade online», juntando centenas de milhares de artigos em alguns anos e «muitos milhões mais» a longo prazo.

in www.diariodigital.pt

segunda-feira, março 26, 2007

Blogues: Governos começam a levar blogues mais a sério

Os governos começam a levar mais a sério os blogues como uma forma de media alternativos, disse à agência Lusa o professor da Escola de Direito de Harvard, Estados Unidos, Ethan Zuckerman.

Em entrevista à Lusa por e-mail, Zuckerman afirmou que o respeito dos governos pelos blogues está a crescer à medida que cresce também o número de utilizadores da Internet.

Paralelamente, alguns governos começam a tentar calar as vozes incómodas que surgem na Internet, pelo que os autores de blogues devem procurar defender-se dessas ameaças, referiu o docente, que tem ajudado a dirigir uma comunidade dedicada à ideia do chamado «jornalismo cidadão» - http://globalvoicesonline.org/.

«Com a prisão de Kareem Nabil no Egipto por escrever ´posts` (artigos de blogues) críticos do Islão e do governo egípcio, percebemos que alguns governos reagirão à expressão na Internet com perseguição criminal», salientou.

O docente considerou também de «fundamental importância que alguns ´bloggers` possam ser anónimos» em situações adversas, como a presença num campo de refugiados no Darfur.

Ethan Zuckerman publicou recentemente na Internet um pequeno guia técnico que ensina os autores de blogues a manter o anonimato nos seus posts e nas comunicações por e-mail.

No guia (http://www.techsoup.org/learningcenter/internet/page042.cfm), Zuckerman explica que decidiu compilar dicas sobre medidas de segurança para manter o anonimato na Internet para ajudar alguém que queira denunciar casos de corrupção num país cujo governo é pouco transparente.

«O anonimato deve ser utilizado apenas em situações em que é muito perigoso para o autor usar o próprio nome», disse à Lusa Ethan Zuckerman, frisando que, contudo, «as palavras são sempre levadas mais a sério quando o autor se identifica».

Zuckerman reconheceu que ensinar a esconder a identidade na Internet pode ser perigoso, porque é sempre possível que alguma pessoa recorra ao anonimato para «espalhar informação falsa ou promover pontos de vista condenáveis, como o apoio ao terrorismo».

«Todas as ferramentas podem ser usadas como armas», afirmou, sublinhando que as técnicas de que fala no guia «são muito menos perigosas do que ferramentas como as utilizadas para encriptar e-mail ou comunicar secretamente».

O docente alertou também para os riscos de a identidade ser descoberta, mesmo quando se usam algumas das técnicas que propôs, bem como de um excessivo recursos ao anonimato em situações em que é desnecessário.

Na opinião de Zuckerman, blogar é uma forma de media público».

«Nem todo o ´blogging` é jornalístico, mas muito ´blogging` é sobre partilha de perspectivas e opiniões que podem informar e expandir o jornalismo», defendeu.


in www.diariodigital.pt

sexta-feira, março 23, 2007

Cientistas criam bateria movida a açúcar

Um grupo de investigadores da Universidade de Sant Louis, dos EUA, anunciou o desenvolvimento de uma célula combustível, que pode extrair electricidade de qualquer fonte de açúcar, o que inclui refrigerantes, xaropes, geleias e derivados.

A vantagem da novidade é a sua autonomia, que é pelo menos três vezes maior do que as baterias de lítio que são utilizadas actualmente.

De acordo com o site I4U, já foi realizada uma experiência, onde uma bateria do tamanho de um selo, devidamente abastecida com um refrigerante conhecido, manteve uma calculadora ligada.

A expectativa é que essas baterias açucaradas estejam disponíveis no mercado dentro de cinco anos.

in www.diariodigital.pt

BCP doa manuscritos de Eça de Queiroz à Biblioteca Nacional

O Banco Comercial Português (BCP) vai doar à Biblioteca Nacional (BN) um «importante» conjunto de manuscritos autógrafos de Eça de Queiroz.

O contrato de doação será assinado sexta-feira, pelas 11:00, na sede da BN, em cerimónia que contará com a presença da Ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima.

Entre os manuscritos doados, contam-se uma versão integral do ensaio «Novos Factores da Política Portuguesa», num total de 53 folhas, e versões incompletas dos romances «A Cidade e as Serras», num conjunto de 100 folhas, e «A Ilustre Casa de Ramires», num conjunto de 184 folhas.

O referido contrato de doação será assinado por Paulo Teixeira Pinto, presidente do Conselho de Administração do grupo Millenium BCP, e por Jorge Couto, director da Biblioteca Nacional.

in www.diariodigital.pt