quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Google Books + Google Maps

O Google não pára de me surpreender.
No Google Books, depois de já ser possível pesquisar a existência do livro em algumas bibliotecas, adicionou mapas de locais mencionados nos livros.
E o resultado é este !

Novo romance de Baptista-Bastos lançado em Maio

«As bicicletas em Setembro», o novo livro de Baptista-Bastos, a publicar pela Asa em Maio, é, nas palavras do autor, um texto «muito cinematográfico», com «várias histórias entrecuzadas».

«São histórias com que pretendo dizer isto: precisamos de tolerância e compaixão», disse à Lusa o escritor.

Para o título do romance, Baptista-Bastos referiu ter-se inspirado num poema do jornalista e escritor Eduardo Guerra Carneiro, falecido em 2004.

Em Berlim, o editor e livreiro Teo Ferrer de Mesquita prepara-se entretanto para lançar um CD destinado a estudantes alemães com extractos do primeiro romance de Baptista-Bastos, «O secreto adeus».

O escritor confirmou o projecto, elogiando o papel de promotor da cultura portuguesa que tem vindo a ser desempenhado por Ferrer de Mesquita, a quem se deve, lembrou, a edição de textos de autores portugueses.

Noutro país da Europa, a Bulgária, a revista «Plãmak», editada em Sófia, deu à estampa excertos de «Viagem de um pai e de um filho pelas ruas da amargura», precedidos de um ensaio de Sidónia Pojarlieva.

A este propósito, Baptista-Bastos assinalou ter quatro dos seus romances traduzidos em búlgaro, entre os quais «Cão velho entre flores», de 1974, e «O Cavalo a tinta-da-China», de 1995.

«O Cão velho entre flores«, segundo informações transmitidas ao escritor e por este à Lusa, é mesmo o livro mais lido na Biblioteca municipal da capital búlgara.



in www.diariodigital.pt